O atrito entre CUT e as 5 outras centrais nunca foi tão evidente no 1º de Maio. A Força Sindical reuniu as 4 outras centrais para organizar um grande evento em São Paulo e excluir a CUT, que é ligada ao PT e tem contato direto com o Planalto –seu vice-presidente, José Lopez Feijóo, foi recentemente nomeado assessor da Secretaria-Geral da Presidência.
A presidente Dilma Rousseff cogita aparecer nas duas comemorações, segundo apurou o Blog. A Força, no entanto, pretende contar também com uma mãozinha da oposição: convidou o senador Aécio Neves (PSDB-MG), de quem tem se aproximado, para o evento paulistano –apesar de o político mineiro nunca ter ido à festa em São Paulo.
O evento da Força Sindical, UGT, Nova Central, CGTB e CTB terá participação de artistas como Luan Santana, Leonardo, Chitãozinho e Xororó e Zezé di Camargo e Luciano, segundo adiantou ao Blog um dos organizadores, informa o repórter do UOL Fábio Brandt. A lista de convidados ainda inclui o ex-presidente Lula (PT-SP), prefeitos, governadores e ministros.
O local escolhido já sediou a festa em outros anos: na avenida Marquês de São Vicente, no bairro da Barra Funda, próximo aos centros de treinamento de Palmeiras e São Paulo. Além disso, haverá sorteio de 20 carros zero km entre os presentes. Para garantir o público, cupons para o sorteio já são distribuídos em locais divulgados nos sites das centrais, mas só ganha o prêmio, de fato, quem estiver presente na hora da premiação.
A assessoria da CUT afirma que a entidade não sorteará nada, por ser contra esse tipo de expediente. Mas estende a comemoração de 25 de abril a 1º de maio, incluindo shows de celebridades em dois locais também tradicionais da festa: o Parque da Independência, no Ipiranga, e o Parque das Árvores (na avenida do Arvoreiro, na Cidade Dutra).
Foram convidados, segundo a CUT, artistas relacionados à ligação do Brasil com a África. Em 30.abr.2011, no Parque da Independência, Jorge Aragão e Lecy Brandão estão entre as atrações divulgadas pelo hotsite do evento. Em 1º de maio, também no Parque da Independência, Martinho da Vila, Chico César e Rappin Hood estão na lista.
Além de Dilma, a CUT também vai convidar Lula, prefeitos, governadores e ministros.
Em 2008, a lei 11.648 definiu que as centrais sindicais também recebem 10% de todo o imposto sindical recolhido no país. O imposto equivale a um dia de salário descontado de todo trabalhador empregado com carteira assinada. Antes da só sindicatos, federações e confederações sindicais mamavam nessa fonte. Agora, as centrais também entraram no bolo.
No ano passado, 2010, o valor total recebido pelas centrais foi de R$ 102,2 milhões, segundo informou o jornal "Valor Econômico" em 4.abr.2011. A seguir, uma lista de quanto cada central recebeu:

fonte:Blog do Fernando Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário