"Enquanto houver, neste País, um só homem sem trabalho, sem pão, sem teto e sem letras, toda prosperidade será falsa."
Tancredo Neves

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

GOVERNO DO PT = MENSALÃO.

Escândalo do Mensalão é o nome dado à maior crise política sofrida pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2005/2006 no Brasil. O desenrolar das investigações e das CPIs chamou a atenção para outros escândalos que envolveram o partido do governo brasileiro em 2005, o Partido dos Trabalhadores (PT), e eclodiram antes do aparecimento das primeiras grandes denúncias sobre a existência do mensalão.

Em 2004 estourou o escândalo dos Bingos e em maio de 2005 o escândalo dos Correios. As investigações das CPIs trouxeram ainda para a pauta de discussões a misteriosa morte do prefeito Celso Daniel (2002) e as denúncias de corrupção na Prefeitura de Santo André (São Paulo), administrada por ele.

Dois inquéritos foram conduzidos. O primeiro, de abril de 2002, concluíra por sequestro comum, uma casualidade. Um segundo inquérito, conduzido pela Dra Elizabete Sato, indicada pelo então Secretário Saulo de Abreu, aberto no segundo semestre de 2005, novamente levou à tese de crime comum. O inquérito, com data de 26 de Setembro de 2006, é anterior ao primeiro turno das eleições presidenciais. Sua repercussão na mídia só se deu no final de novembro de 2006.

Por conseguinte, a crise do mensalão
envolveu não somente o escândalo provocado pela denúncia de compra de votos (o mensalão, propriamente dito), mas todos esses escândalos juntos, que de alguma forma ou de outra se relacionam. Um dos elementos que ligam esses outros eventos com o mensalão, são as acusações de que em todos eles foram montados esquemas clandestinos de arrecadação financeira para o PT.

Principais Envolvidos

José Genoíno

Acusação
: o ex-presidente do PT , denunciado por corrupção , é acusado de negociar o pagamento em troca de apoio político

Consequência : renunciou à presidência do PT

Como vive
:elegeu-se deputado federal

Duda Mendonça

Acusação
:ao receber dinheiro de caixa dois como pagamento por campanhas políticas , o ex-marqueteiro do PT foi denunciado por lavagem de dinheiro

Consequência
:Nenhuma

Como vive
:sua empresa não teve o renovado o contrato com a Secretaria de Comunicação da Presidência , mas ainda mantém a conta da Petrobras , uma verba de 250 milhões de reais .


Vamos querer tudo isso de novo ??? Acho que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário